terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Promessas de Casamento - Martha Medeiros


Promessas de Casamento
Por Martha Medeiros
“Em maio de 98, escrevi um texto em que afirmava que achava bonito o ritual do casamento a igreja, com seus vestidos brancos e tapetes vermelhos, mas que a única coisa que me desagradava era o sermão do padre. ‘Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?’. Acho simplista e um pouco fora da realidade. Dou aqui novas sugestões de sermões:

- Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?
- Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?
- Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar culpando o outro por isso ?
- Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e, portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?
- Promete se deixar conhecer, demonstrando claramente suas reais necessidades ao invés de esperar que o outro as perceba?                                                                                                                                           - Promete ser sincero e verdadeiro em seus atos, pensamentos e palavras, mesmo que isso magoe e gere necessidade de explicações ao outro?
- Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor, e nem culpará o outro por sua infidelidade, se esta ocorrer?
- Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda? E que não culpará estes filhos por seus fracassos pessoais ?
- Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?
- Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?
- Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?

Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros".

Oi pessoas.
Recebi esse texto da AT. Tenho muito o que dizer sobre ele... Mais por hoje me basta as palavras da Martha...

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012


Fico admirada em como eu aprendo rápido as coisas.
E como a cada dia tem mais coisas novas para eu aprender.

Nesses últimos dias, eu tenho aprendido 'coisas' sobre mim mesma.
Narcisista*, minha terapeuta diz que sou isso. (Que sou boa d+ para o mundo).
Isso me soa como egoísmo.
Temo ser egoísta**. Pois, precisamos do mundo. Assim como ele precisa de nós.
+ Ontem entendi que as vezes é necessário ser assim.

Amo a mim mesma, na minha essência.
Quando faço algo para impressionar ou por que acho que é o q deve ser feito, eu sempre erro.
Entendi que é melhor me julgarem pelo que sou. Assim, ao menos tenho argumentos para defender minha essência.

Me identifiquei d+ com uma frase que li no Blog da Fa: "Que ter fé é muito importante, que quando você tem fé no futuro ou em algo, Buda, Deus, Maomé, fé no universo sei lá, é algo que você vai se apoiar quando precisar de descanso."

Tenho  em mim mesma. E sei que todos meus desejos serão realizados por meio do meu esforço.

Narcisismo descreve a característica de personalidade de paixão por si mesmo.
** Egoísmo (ego + ísmo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona.

Ok, eu assumo. Ando meio confusa. Logo passa.

Boa semana pessoas.
Bj
Mah