quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Expectativa

Quando você houve a palavra expectativa, qual a primeira coisa que lhe vem à mente?

Estive por vários dias refletindo sobre isso. Alias, compartilho que às vezes me sinto incomodada quando ouço (leio) as pessoas dizendo: Não crie expectativas, seja surpreendido!
A tá! Como se faz isso? Dá pra comprar? Existe formula mágica? Caso afirmativo, aguardo receita.
Ok, eu entendo que homens e mulheres são diferentes, (homens com caixas e mulheres um emaranhado de fios desencapados) http://www.youtube.com/watch?v=w6-Wa1q9vOk e que os Homens São de Marte e Mulheres são de Vênus. http://baixarbonslivros.blogspot.com.br/2011/02/homens-sao-de-marte-mulheres-sao-de.html. Então quer dizer que apenas nós mulheres que sofremos do mal da expectativa?

Entendo que expectativa está intrinsecamente correlacionada com a personalidade do individuo. Por exemplo, a pessoa é negativa, as expectativas que ela tem sobre o universo são as piores. Entretanto, se o individuo é positivista, suas expectativas são as melhores do mundo.
No caso da individua que vos escreve, apesar de sua insegurança extrema, ela é alguém bastante positivista, portanto carrega sempre melhores expectativas, alem do que  a mentalidade aberta permite que tenha várias expectativas sobre o mesmo ‘tema’.

Vejamos:
No trabalho por exemplo. Ao executar uma tarefa, resolver um problema a expectativa que tem é que a mesma esteja correta (tudo certo). Surpreender-se, caso não esteja. Alguém trabalha sem a expectativa de estar fazendo o certo? Ou de ser reconhecido financeiramente, moralmente ao final do trabalho? (passe a receita de como se faz isso).

Com amigos. Ao telefonar, convidar para um programa, ou até mesmo para o bate papo, você tem expectativa que ele o atenda. Caso negativo, vc tem expectativa que ele no mínimo  lhe retorne. Se não acontecer,  existe possibilidade de ter acontecido algo, por q amigos, retornam, atendem e fazem Cia. (Isso é fato! Se não acontece, reveja seus amigos!)

No aniversário, natal, datas comemorativas. Os presentes! Claro q o planeta não é obrigado a lhe presentear. Afinal de contas o mundo não gira ao seu redor. Mais certamente, seu namorado, sua mãe, um bom e velho amigo, vai lhe presentear com um forte abraço, uma ligação, aquele email chato e cheio de blá blá blá que você já conhece décor e salteado, mais que vc adora receber (se não receber ficara L ,) aquela pelúcia q faz vc virar o cabeção (Andrea, eu amo meus Minions). Agora surpreende qdo meu inimigo me dá um presente o.O !!!  Na verdade me dá medo! Isso realmente eu não tenho expectativas q ocorra!

Com paqueras/encontros/namorados. Como não ter expectativas de ser algo bom? De vc ir embora feliz e encantada? Como não esperar o melhor de alguém, cujo vc está dedicando seu tempo? Surpreende-me qdo eles caem fora sem motivo. Ou qdo deixam de falar com vc por nada. Ou qdo arrumam outras e vc é a ultima a saber. Como prever, ou ter uma expectativa ruim de algo q é bom ou que lhe faz bem?

O maior problema está quando as expectativas não estão relacionadas às coisas, ou tampouco, momentos. O problema é quando são direcionadas aos indivíduos terceiros. Principalmente os novos na sua vida. Afinal de contas, vc sabe o que esperar de pessoas que já são de seu convívio, e fazem parte da rotina de sua vida. ‘No lugar’ em que não se conhece, pode-se esperar de tudo.
Bem, nada como o bom, velho e sábio mestre de todos os tempos (O tempo) para ir encaminhando e encaixando as coisas.

Perguntas e perguntas que não se calam. (pensativa)

Bem, se conselho fosse bom eu não dava, vendia. Enfim, procure evitar ou esperar reações (criar expectativas) de teor extremista, tanto para o positivo, quanto para o negativo para não se decepcionar. Mais lembre-se: Se você é capaz de sentir frio na barriga, se aborrecer, ficar triste, amar, enfim, sentir sentimentos que racionalmente são inexplicáveis, vc é alguém de muita sorte. Nem todos são capazes de sentir essas coisas. E esses nunca terão os prazeres e aprendizados que esses sentimentos lhe trazem.

Permita-se. Sinta. Aprenda. Conquiste. Viva!

Beijo,

Mah Benvenuto.

13 comentários:

  1. Eh a expectativa que faz a vida caminhar em frente!
    "quem vive na esperança não perde.por esperar!"

    ResponderExcluir
  2. aliás... Prefiro a frase que diz "não crie expectativas. Crie porcos! pq se td der errado, no final vc ao menos terá bacon!"
    =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feijoada, churrasco, pernil no natal...
      É, tbm acho que é melhor criar porcos!!! rssrsrs
      =P

      Excluir
  3. Na minha concepção, o correto seria criarmos expectativas tanto positivas quanto negativas, de maneira ponderada, para estarmos preparados para qualquer que sejam os resultados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com vc! Acredito que exista possobilidade de agir dessa maneira, apartir do momento que vc esteja em total equilibrio.
      Agora a busca pelo equilibrio deve ser constante. Pois se bobiar, poderá se frustrar com os resultados...
      ;)
      Grata visita!

      Excluir
  4. Se pensarmos que podemos ser surpreendidos justamente porque criamos expectativas, a visão do individuo sobre o assunto pode mudar completamente.
    Também acredito que a personalidade da pessoa influencia completamente, e que com a energia dessa pessoa totalmente canalizada para essa expectativa pode influenciar tanto para positiva quanto para negativa...
    Fico inseguro quando crio expectativa com relação a terceiros, por exemplo, quando dependo de alguém para executar um trabalho que preciso para dar andamento posteriormente. Cada ser humano é uma “caixinha de surpresa”. Sou do tipo que se começo um projeto, fico nele até o fim, e se nesse meio tempo preciso de ajuda de alguém, tento supervisionar para que tudo ocorra conforme planejado, se não for para ser assim, que seja para melhor! (meio que sofro com isso... rsrs.).
    Já na amizade, relação amorosa (ou seja, pessoas), sempre crio as melhores expectativas possíveis. Por isso já me magoei demais. Confio e acredito nas pessoas até que ela mesma me prove o contrário, que não é merecedora do que estou disposto a oferecer... com isso, me afastei de muita gente que me fazia mal, pessoas que acreditava ser um irmão para mim. Hoje meu circulo de amizade é restrito (que inclui vc ), porem são os melhores amigos que alguém pode ter (ao menos no meu ponto de vista).

    Excelente texto Mah...
    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnnn (igual a Dan) qta honra com seu comentário Ro! Fico muito agradecida com gentileza de desprender um pouco do seu tempo para ler e ainda por cima comentar aqui, poxa que legal! fiquei muito feliz!
      Bem, qto ao 'sofrimento' de monitorar o trabalho de terceiros, o que tenho a lhe dizer é: bem vindo ao clube! rs Esse é um adjetivo de pessoas comprometidas com os trabalhos que se envolvem, cujo tem meta principal entregar o trabalho bem feito!
      Muito grata por permitir fazer parte do seu circulo de amigos! Para mim é uma honra! Pessoas com a espiritualidade elevada fazem grandes diferenças em nossas vidas. Ensinam de maneira sutil e doce. Nos ajudam a melhor como pessoas. E vcs do grupo, de maneira em geral são pessoas assim. Sinto-me amparada, querida e muito grata e feliz por ter o privilégio de conhecer e fazer parte de um grupo de pessoas assim.
      Em minhas orações sempre peço a Deus que continue nos dando sabedoria o bastante para saber lhe dar com todas as coisas da vida para que eu saiba tirar dos momentos de frustrações, tristezas, a parte que me faz crescer e evoluir como 'Ser Humana'. Eu acredito e sempre vou continuar acreditando e depositando todas minhas expectativas positivas sobre aqueles me cercam, como vc! É o mínimo que posso fazer por pessoas que fazem meus dias melhores.
      Agradeço de coração as palavras! ;)
      Mah.


      Excluir
  5. Na Expectativa por atualização ^^. Bejinho.

    ResponderExcluir
  6. Não está mais solo a carreira. Desejo-lhe muitas alegrias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hhahahahahahaah voltando a estaca zero! em breve novas atualizações!!! =)

      Excluir